segunda-feira, 30 de março de 2009

Princípio de Geração de Energia Elétrica Pessoal, em 1º lugar, a grande maioria da energia elétrica produzida no mundo é produzida por turbinas.
O que são essas turbinas? São "Motores elétricos" semelhantes a motores de máquina de cortar grama só que muito, mas muito maiores. Na verdade são mais parecido com os alternadores de carros, aqueles que carregam a bateria do carro quando ele está ligado.
Como esses motores giram? Imaginem que dentro desses motores existe um imã (igual aqueles de colocar na geladeira, só que muito mais forte), esse imã, essa força invisível está lá. Quando ligamos a máquina de cortar grama na tomada, o motor começa a girar pois a força da energia elétrica amplifica em muitas vezes a força do imã, este está preso a dois rolamentos e como ele não pode "grudar" nas paredes do motor por estar preso, ele começa a puxar a parede do motor e devido aos rolamentos, começa a girar com muita força.
Acontece que se você tirar o motor da tomada desligando o motor e depois tentar gira-lo manualmente o princípio inverso também vai ocorrer, se ligamos na energia elétrica o motor gira, então se girarmos o motor temos na saida dele energia elétrica. Simples não.
No interior muitas pessoas compram geradores do tamanho de motores igual ao de motores de máquina de cortar grama ( A partir de agora vamos chamar apenas de motores elétricos), eles colocam esses pequenos geradores em riachos pequenos, estreitos e com grande declive e assim os geradores giram como em moinhos de água e consequentemente eles tem energia elétrica de graça, sem poluição e sem grande impacto ambiental.
Agora imaginem uma turbina geradora da Usina Hidrelétrica de Itaipú, a maior usina em geração de energia do mundo, imaginem o tamanho e o peso dessa turbina, muito grande, e é exatamente por isso que a barragem dessa hidrelétrica tem que ser tão grande e tão alta, simlesmente para poder fazer girar essas Megaturbinas. Essas turbinas precisam de muita água e muita pressão, podemos então usar a analogia de uma caixa d'agua, quando compramos uma caixa d'agua com o dobro do volume da anterior nós aumentamos e muito a pressão das torneiras e chuveiros, em alguns casos só aumentando o volume não adianta e aí as pessoas tiram a caixas d'agua para fora da casa e constroem um poste mais alto que o forro da casa, assim conseguimos muito mais pressão que antes.
Em Itaipú é assim também, uma grande quantidade de água e uma altura enorme, e tudo isso para poder vencer o atrito, a força e o peso das Megaturbinas e faze-las girar, obtendo assim energia elétrica com grande eficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário